Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BEATZONE

Produtora Independente de HipHop e Derivados

BEATZONE

Produtora Independente de HipHop e Derivados

Fu da Siderurgia - Biografia

Performative Beatmaker | Afrofuturist | Visual Artist | Sound Designer

10.11.14

Performing Beatmaker | Sound Designer | Afrofuturist | Visual Artist | HipHopper

É um moçambicano, beatmaker performativo, Certified Bitwig Trainer, sounddesigner, criador da produtora Beatzone, motion designer, video-artista e activista da cultura HipHop e Fundador da associação cultural Siderurgia – Núcleo de HipHop
A sua paixão por produção surge em 1996 quando pela primeira vez entrou em estúdio pra gravar uns versos numa música rap e viu o aparato de um home-studio. Em 98 teve seu primeiro contacto com um teclado arranjador onde programava beats (na essência era tocar melodias sobre batidas predefinidas do equipamento). Em 2004 se estreiou na produção em computador e desde então tem feito muita pesquisa na área de beatmaking e sound design. O Dj’ing se manifestou por volta de 2005-2006, quando tocava nos pequenos eventos de hiphop que produzia no bairro e nas circunvizinhanças, mas na manipulação de música como dj vai para além do gênero hiphop, explorando vários subgêneros e derivados de música negra e electrônica. É membro das bandas The Mute Band (hiphop psicadélico criada por Nandele Maguni ) e 2/4+1 (hiphop jazz experimental).

Já teve apresentações em alguns palcos da cidade de Maputo, como Centro Cultural Franco-Moçambicano (Festa da Música, Orquestra Electrónica, Festival de HipHop Punhos no Ar, Centro Cultural Moçambicano-Alemão, Café-Bar Gil Vicente, 16Neto (performance de analoguELEKTRONICA e com a banda 2/4+1), Centro Cultural Brasil-Moçambique entre outros. Participou em uma residência artística da Fundação Fernando Leite Couto (Tv Craveirinha) e no Museu Mafalala (Nas Gavetas do Tempo colaborando com um artista sul-africano Lerato Lishaba da banda Urban Village). Apresentou-se como analoguELEKTRONICA no Therapy Fest 2023. Em 2024 apresentou-se como analoguELKTRONICA no evento Hackathon promovido pela iniciativa Construindo Com Música.

Links: Instagram  - Facebook
 
 

analoguELEKTRONICA


É uma manifestação musical electrônica afrofuturista experimental de performance, com uma carga de sons sintetizados e samples, mbira, baixo e percussão; que sugere uma viagem intergaláctica para a ancestralidade com nuances de hiphop beats onde a apresentação central é música, poderá ser acompanhada por dança e poesia. O cenário deve propôr uma visão afrofuturística com cores vivas e visuals (vídeo-arte) e/ou lightshow.
O projecto é uma performance que assume várias formas de apresentação - solo ou banda. A banda pode apresentar-se no formato minimalista de 2 artistas; mas também pode ser alternativo com elementos de outros ritmos e gêneros musicais tradicionais, folclóricos, experimentais e/ou modernos.

A formação actual apresenta-se com 3 elementos - Fu da Siderurgia nos samples e loops, VDM Rebelde na voz e percussão fina, Rock Manuel na guitarra e voz.

EVENTOS IMPORTANTES

2025Bitwig Certified Trainer

2024 – Espectáculo audiovisual "1994" concebido por Nandele Maguni;

2024 – Música e Sound Design para a peça multidisciplinar “Não deixe arder até tarde o fogo” baseiado no livro “Cração do Fogo” de Álvaro Taruma;

2024 – analoguELEKTRONICA showcase no evento Hackathon promovido pela iniciativa Construindo Com Música;

2024 – Produção do workshop “Live performance para Beatmaker” no 16Neto Cultural Space;

2024 – Produção do evento “África Surge Et Ambula” no auditório da Rádio Moçambique;

2023 – Participação no Therapy Fest (festival de música alternativa);

2023 – Produção da música “Zula” no álbum “novos sons de Moçambique” promovido pela X-Hub Incubadora Criativa;

2023 – INTROO (multidisciplinar) – sound design para Pak Ndjamena onde o vídeo estava ao cargo de Ivan Barros no Centro Cultural Franco-Moçambicano;

2023 – Produção Musical para a Peça “…” da coreógrafa Janeth 

2022 – Show no X-Hub - analoguELEKTRONICA;

2022 – Produção de Soundscape para a exposição Nas Janelas do Tempo – Residência artística no Museu Mafalala com o artista sul-africano Lerato Lishaba da banda Urban Village;

2021 – Show no 16Neto - com a banda 2QuartosMais1;

2021 – Festival de HipHop Punhos no Ar 6ª edição – com a banda 2QuartosMais1;

2018 – Formação da analoguELEKTRONICA – manifestação musical afrofuturista;

2018 – 6ª Festa da Música - com a banda 2QuartosMais1;

2018 – Kongoloti Sessions na Fundação Fernando Leite Couto – com a banda 2QuartosMais1;

2017 – Festival Bushfire – com a banda The Mute Band;

2017 – Festival AZGO – com The Mute Band;

2017 – Festival Punhos no Ar – com a banda 2QuartosMais1;

2017 – Show com a banda 2QuartosMais1 no Centro Cultura Brasil-Moçambique;

2016 – Kongoloti Sessions no Teatro Avenida – com a The Mute Band;

2016 – Formação da 2QuartosMais1, banda de HipHop Jazz Experimental;

2015 – Integração na The Mute Band (banda de HipHop Psicadélico criada pelo Nandele).


fu afrofuture beatmaker.jpg